Alívio nas pernas &

conforto no dia a dia

Venotônico para microcirculação de alta performancence

VENOLIN® é um fitoativo de alta performance obtido de Ruscus aculeatus e padronizado em 10% de ruscogenina, através de um processo tecnológico único que combina ruscogenina e neoruscogenina. Possui ação venotônica e reduz a permeabilidade vascular, diminuindo o extravasamento de líquidos, células imunológicas e macromoléculas. Dessa forma, contribui para a redução do edema e inflamação, melhorando sintomas como sensação de pernas pesadas e cansadas, inchaço e coceira (prurido), além de prevenir e aliviar complicações como microvasos (telangiectasias), alterações estéticas e inflamatórias dos membros inferiores e hemorroidas.

MELHORA:

Aspecto dos microvasos (vasinhos)

Sensação de peso e cansaço nas pernas

Edema e prurido (coceira)

INSUFICIÊNCIA VENOSA CRÔNICA

A insuficiência venosa crônica (IVC) é caracterizada por anormalidades morfológicas e funcionais das veias, incluindo disfunção valvular, refluxo sanguíneo e hipertensão venosa crônica. Essas alterações levam à dilatação venosa, danos à parede dos vasos e aos tecidos circundantes, resultando em sintomas que variam de desconforto a ulcerações. Sua prevalência chega a 73% em mulheres e 56% em homens, com impacto significativo na qualidade de vida. Embora distinta do acúmulo excessivo de líquido linfático, a IVC prolongada pode contribuir para o desenvolvimento de patologias secundárias, devido à sobrecarga do sistema linfático compensatório em um processo combinado (Eberhardt & Raffetto, 2014; Colón et al., 2021). Possui ação venotônica e reduz a permeabilidade vascular, diminuindo o extravasamento de líquidos, células imunológicas e macromoléculas. Dessa forma, contribui para a redução do edema e inflamação, melhorando sintomas como sensação de pernas pesadas e cansadas, inchaço e coceira (prurido), além de prevenir e aliviar complicações como microvasos (telangiectasias), alterações estéticas e inflamatórias dos membros inferiores e hemorroidas.

O mecanismo de ação de VENOLIN® envolve a indução da vasoconstrição via agonismo dos receptores α-adrenérgicos, reduzindo o refluxo venoso pelo aumento do tônus vascular e fechamento eficaz das válvulas, além da inibição da elastase, que fortalece a integridade da parede venosa e reduz a permeabilidade vascular. Seus efeitos anti-inflamatórios e a potente atividade antioxidante atuam em sinergia para aliviar sintomas e potencializar o tratamento, proporcionando maior conforto e qualidade de vida.

Estudo Clínico do Venolin®

Um estudo clínico com 148 mulheres (30-89 anos) com insuficiência venosa crônica (IVC) foi realizado com a espécie botânica de VENOLIN®, em comparação ao placebo. As pacientes apresentavam IVC graus I e II de Widmer (estágios 3 e 4 CEAP). Houve melhora em parâmetros como volume da perna, iniciando na 4ª semana e atingindo o melhor resultado em 12 semanas (Figura 1A). Além disto, as pacientes relataram melhora em sintomas da IVC, como peso e cansaço, tensão e dor nas pernas (Figura 1B), além de boa tolerabilidade.

Figura 1. Efeitos da espécie botânica de VENOLIN® comparado ao placebo em diferentes parâmetros da IVC (Adaptado de Vanscheidt et al., 2002).

Adicionalmente, investigações com linfocintilografia evidenciaram que a espécie botânica de VENOLIN® possui a capacidade de otimizar a drenagem linfática, sugerindo um potencial para atenuar as manifestações que envolvam o acúmulo de líquido linfático (Wheat et al., 2009).

Em estudo pré-clínico comparativo in vivo, a espécie botânica de VENOLIN® superou a diosmina micronizada na proteção da microcirculação e ação anti-inflamatória (De Almeida-Cyrino et al., 2018):

Esses achados, aliados à inibição da elastase observada in vitro, destacam o potencial do VENOLIN® como opção terapêutica eficaz para pacientes com distúrbios venosos e microcirculatórios (Facino et al., 1995; Rauly-Lestienne et al., 2017; Cyrino et al., 2018).

Certificações

Formas Farmacêuticas:

Cápsula., goma, chocolate, comprimido e suspenção.

Posologia e modo de usar:

Ingerir uma dose de 75 mg de VENOLIN® de manhã e à noite, após as refeições.

Contraindicação

A administração oral de VENOLIN®, nas doses recomendadas, apresenta boa tolerabilidade. Não deve ser utilizado em crianças, gestantes, lactantes e pacientes com insuficiência renal crônica. Deve ser utilizado com cautela em pacientes que fazem uso de medicamentos para hipertensão.

REFERÊNCIAS:

Colòn JAB, Granados-Romero JJ, Barrera-Mera B, et al. Int J Res Med Sci. 2021;9(6). Eberhardt RT, Raffetto JD. Circulation. 2014;130(4):333-346. Facino RM, et al. Arch Pharm. 1995;328(10):720-724. Javier JJ, et al. J Vasc Surg Venous Lymphat Disord. 2020;8(5):667-675. Prochaska JH, et al. Eur Heart J. 2021;42(40):4157-4165. Rauly-Lestienne I, et al. Microvasc Res. 2017;114:1-11. Vanscheidt W, et al. Arzneimittelforschung. 2002;52(4):243-250. Wheat J, Currie G, Kiat H, Bone K. Aust J Med Herbal. 2009;21(3):66-69.

Baixe nossa literatura científica ou lâmina!

Tenha esse material sempre disponível com você.

Lâmina
Literatura

Quer saber mais?

Você é farmacêutico ou prescritor? Então fale com a gente!

A Florien conta com um time altamente qualificado e pronto para atendê-lo.

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA
Conexão magistral com o futuro!
Material destinado ao profissional da área de saúde.
Florien® 2024. Todos os direitos reservados.